segunda-feira, 9 de junho de 2014

Carta aos trabalhadores da agroindústria

Todos os dias saímos de nossas casas para ir até a fábrica vender nossa mão de obra (barata), arriscando sofrer acidentes e doenças de trabalho, para no final do mês ganhar um salário baixo e desvalorizado e quem leva o lucro é nosso PATRÃO!

Mas no fundo sabemos que o patrão é quem precisa de nós, pois é a Classe Trabalhadora que produz a riqueza de Chapecó, Santa Catarina e do Brasil! Sem nós a fábrica não existe. É do nosso trabalho que nasce o dinheiro que constrói os hospitais, escolas, rodovias, universidades, creches etc... Por isso, quem paga a conta de tudo somos sempre nós, trabalhadores/as!

Perguntamos: para onde está indo a riqueza que produzimos?

É só olhar ao nosso redor e ver as construções e para quem elas servirão: Estádios para copa e para os ricos. Em Chapecó, por exemplo, a Arena Condá foi construída e inaugurada mais rápida que o Hospital Materno Infantil.

Não somos contra o esporte, porém queremos um esporte popular, onde os trabalhadores possam ter acesso garantido. O investimento de quase 30 bilhões de reais nos estádios para a copa dos ricos poderia construir quantos hospitais, universidades, creches, moradias populares, saneamento básico?
Trabalhadores/as das agroindústrias de Chapecó e Região, como vai o salário? Estão conseguindo pagar o aluguel, água, luz, saúde, transporte, vestuário? E os alimentos?

Está difícil sobreviver com um salário baixo e desvalorizado, mas o governo Dilma, Colombo e Caramori estufam o peito e dizem que a vida melhorou... Para eles acreditamos que sim!

Esses governos são patrocinados pelos empresários. Nas eleições recebem “contribuições” milionárias para pagar suas campanhas e continuar a dar toda a riqueza que produzimos de volta para esses financiadores de campanha, os exploradores do trabalho alheio. Quando a Classe Trabalhadora se une para criar algo novo, na base de muita luta, greves ou manifestações, os primeiros aparecer são a polícia, que é o Braço Armado do Estado e faz por obrigação aquilo que o governo mandar. Governo que governa para os ricos. Quem paga a banda escolhe a música!

Precisamos nos unir com os trabalhadores do campo para dar um basta! Somos explorados enquanto dizem que nossa vida não poderia ser melhor. Devemos lutar para que toda a riqueza que produzimos seja investida em hospitais públicos, escolas, universidades, creches, moradia popular, unidades de saúde decentes e construir transporte público, gratuito e de qualidade.

Querem fazer a gente crer que é utopia. Mas esquecem eles que o significado de utopia é o caminho o qual devemos sempre seguir sem medo de não chegar. Afirmamos que sim, é possível, na base de muita luta, com a união dos trabalhadores/as do campo e da cidade podemos realizar o que hoje desejamos!

Por isso lutamos para:

        Construir creches públicas em todos os TURNOS (matutino, vespertino e noturno) para que as trabalhadoras possam deixar seus filhos no horário de trabalho.
        Construir moradias populares para os trabalhadores.
        Aumento REAL nos salários de todos os trabalhadores das agroindústrias. Chega de conciliação!
        Sindicato para os TRABALHADORES/AS, pautando as lutas dos trabalhadores/as. Negociação com o patrão não dá aumento REAL em nossos salários.
        Defender o Direito à Greve! Governo DILMA aprovou o projeto que proíbe GREVE dos TRABALHADORES durante a COPA.


        PRECISAMOS IR ÀS RUAS DEFENDER NOSSOS DIREITOS CONQUISTADOS E LUTAR POR MAIS CONQUISTAS


PCB Chapecó
Corrente Sindical Unidade Classista

Nenhum comentário:

Postar um comentário