quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CRICIÚMA: GREVE DOS BANCÁRIOS

24 agências fechadas em Criciúma, Bradesco abre por força de liminar


28/09/2011
24 agências fechadas em Criciúma, Bradesco abre por força de liminar 
 
A greve dos bancários na região segue por tempo indeterminado, com adesão de mais 90% da categoria. Em Criciúma das 25 agências, 24 estão fechadas. O Bradesco abriu às 13h, em função de interdito deferido pela Justiça. Em Içara as agências do BB, BB – Besc, Caixa, Bradesco e Itaú facharam hoje - paralisação de 100%. Em Urussanga o BB fechou hoje. Nos outros seis municípios de base, estão com atendimento normal somente as agências do HSBC e Bradesco de Cocal do Sul, Bradesco de Urussanga e Bradesco de Forquilhinha. 


Na sexta-feira (30) a categoria, faz Assembleia às 16h, no Auditório São Jose, em Criciúma para avaliação dos quatro primeiros dias do movimento. Os caixas eletrônicos estão disponíveis para saques e depósito. Os cheques continuam sendo descontados normalmente. A greve nacional fechou 4.191 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 25 estados e no Distrito Federal. "A greve começou mais forte que a do ano passado, uma das maiores que fizemos nos últimos 20 anos, quando chegamos a fechar na região 100% das agencias e 3.864 unidades em todo o país,”, afirma Ronald Pagel Soares, presidente do Sindicato dos Bancários. Segundo ele, isso reflete a insatisfação dos funcionários com a postura dos bancos, que em cinco rodadas de negociação não apresentaram uma proposta decente que atenda as reivindicações da categoria.
Os bancários entraram em greve após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, dia 23, em São Paulo, quando foi recusada a segunda proposta de reajuste de 8% sobre os salários, a valorização do piso, PLR maior, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento aos clientes e inclusão bancária sem precarização. “A proposta representa apenas 0,56% de aumento acima da inflação do período, o que está longe da reivindicação da categoria, de 12,8% (5% de aumento real).
Enquanto isso, os seis maiores bancos que operam no Brasil lucraram R$ 25,9 bilhões no primeiro semestre, segundo levantamento do Dieese e da Contraf-Cut. Um aumento de R$ 4,3 bilhões em relação ao lucro do mesmo período do ano passado, com um crescimento médio de 20,11%.
Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário