quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A CASAN que precisamos começa com o Sindicato que precisamos!

Já não é de hoje que a CASAN vai mal das pernas. Má gestão, excesso de burocracia, total ineficiência sentida por quem trabalha na empresa são problemas que prejudicam o próprio trabalhador. Nós, da corrente sindical UNIDADE CLASSISTA, lamentamos que o grupo que controla a direção do Sintaema (sindicato da CASAN) só tome a ofensiva na luta por mudanças na empresa em época de eleição sindical e quando precisam reeleger a sua deputada. Mesmo assim, apresentamos nossa contribuição ao debate sobre a CASAN que precisamos:

- DEMOCRACIA INTERNA: o trabalhador da CASAN conhece melhor do que ninguém os problemas da empresa, por isso defendemos que a CASAN tenha diretores eleitos pelos trabalhadores. Queremos também que se dê preferência, nos nomes indicados pelo Estado, aos funcionários de carreira. E pra acabar com a farra dos politiqueiros incompetentes, defendemos também que todo diretor ou chefe indicado tenha que obrigatoriamente comprovar capacitação e experiência. Exigimos também alternância em todos os cargos de chefia!

- PARTICIPAÇÃO POPULAR: A CASAN só funcionará melhor se a população puder também se somar à pressão por melhorias. O melhor remédio pra espantar politiqueiros e incompetentes é chamar o povo pra participar! Defendemos que a empresa crie Conselhos Diretores compostos por representantes do Estado, dos trabalhadores e da população (eleitos em Assembleias nos municípios).
                                                                                                    
- REESTRUTURAÇÃO: Não adianta acabar com as Superintendências se não houver estrutura para as Agências Regionais. É preciso contratar mais funcionários por concurso! Também não adianta mudar para criar um "meio termo" com super-agências com os mesmos vícios de sempre (como quer a diretoria). Para voltar ao modelo de Agências Regionais, será necessário mudar o local de trabalho de vários funcionários. Não podemos permitir que isso seja usado como instrumento de ameaça por parte de chefes. Devemos exigir que as mudanças de lotação resultantes da reestruturação ocorram somente com a aceitação do trabalhador realocado!

Entendemos que antes de lutar pela CASAN que precisamos, a categoria precisa se fortalecer! É preciso primeiro ter o sindicato que precisamos, pois o sindicato é o instrumento da classe para lutar por melhorias. Assim, nós da UNIDADE CLASSISTA defendemos:

- ALTERNÂNCIA NA DIREÇÃO DO SINTAEMA: O trabalhador da CASAN não aguenta mais ser representado por “representantes profissionais”, que há anos não sabem o que é trabalhar na empresa e passar pelos nossos problemas! Defendemos limitação dos mandatos, via Estatuto, dos dirigentes liberados e do representante no Conselho Administrativo!

- DEMOCRACIA SINDICAL: Não é justo que, nas eleições do sindicato, a chapa de situação tenha o aparelho do sindicato e a liberação de seus diretores para fazer campanha para si, enquanto as chapas de oposição não têm nada disso. Direitos iguais a todos!

- MUDANÇA NO CONSELHO FISCAL: Porque não cansam de dizer que o nosso sindicato não tem dinheiro pra nada? Será que é porque o conselho fiscal é há anos controlado pelo mesmo grupo que se aparelhou da direção do Sintaema? Chega da raposa cuidando do galinheiro, exigimos eleições proporcionais pro Conselho Fiscal!

- DIREITO DE VOTO PRA TODA A BASE DO SINDICATO, não apenas aos filiados, para fortalecer a classe aproximando mais trabalhadores à vida sindical. Entendemos que quem já contribui pro sindicato com o seu imposto sindical tem o direito de participar plenamente deste!

- MAIS ASSEMBLEIAS: Por que nunca usamos nem a metade das liberações a que temos direito no ACT para realizar nossas assembleias? Por que nunca se realizou o Congresso da categoria, obrigação que está no Estatuto? A direção do Sintaema só chama o trabalhador pra rua quando é pra levantar a mão praquilo que já decidiram com a diretoria. Só podemos avançar nas nossas lutas mobilizando e envolvendo mais a categoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário